VISTOS GOLD A INVESTIDORES RUSSOS
No âmbito dos regimes de «passaportes dourados» e de «autorizações de residência douradas» e da invasão russa da Ucrânia, a Comissão Europeia pretende que os Estados-membros adotem determinadas medidas.
Assim, numa recomendação emitida ontem, a Comissão insiste para que os Estados-Membros revoguem imediatamente quaisquer regimes existentes de concessão de cidadania a investidores, e que garantam controlos rigorosos para fazer face aos riscos colocados por estes regimes.
Esta recomendação integra-se na política global da Comissão com vista à adoção de medidas firmes, no âmbito da agressão russa contra a Ucrânia.
Recomenda a Comissão Europeia que as autorizações de residência concedidas ao abrigo de um regime de residência para investidores a nacionais russos ou bielorrussos sujeitos a sanções devem ser imediatamente revogadas, depois de efetuada uma avaliação individual e em conformidade com o princípio da proporcionalidade, os direitos fundamentais e o direito nacional dos Estados-Membros.
Comentários
Enviar um comentário